Analise Marantz NR1710 (receptor AV de 7,2 CH 4K)

Sumário


Nome do Produto : NR1710

Fabricante : Marantz

Lugares mais baratos para comprar:






Prós


Ótimo desempenho de som

Tecnologia virtual e up-mix suportada

Design compacto

Enorme lista de recursos




Contras


Um pouco fraco em 50W por canal

Possui apenas uma porta HDMI OUT

A interface do usuário pode usar uma atualização visual

Sem luz de fundo no controle remoto




No início deste ano, a empresa controladora de Marantz, a Sound United, que também é dona da Denon, anunciou alguns novos modelos de receptores AV que farão parte da programação de 2019 da empresa. O Marantz, assim como a maioria dos outros fabricantes de receptores AV, nos acostumou com lançamentos anuais, adicionando mais ou menos pequenas atualizações para manter seus modelos atualizados com as tecnologias mais recentes. Estes novos modelos têm a forma dos dois tamanhos maiores SR6014 e SR5014, bem como dois modelos que atualizam sua série slimline, a NR1710 e a NR1510.


Nos dias de hoje Marantz NR1710 Na revisão, testaremos o maior dos dois da nova série slimline e determinaremos o que mudou em comparação com o antecessor, o Marantz NR1609, que testamos há algum tempo e conseguimos uma pontuação extremamente boa se você considerar o tamanho menor que o normal. O novo NR1710 é um receptor de 7,2 canais com 50 watts por canal, suporta os formatos Dolby Atmos e DTS: X, Dolby Surround e DTS Neural: X tecnologias de mistura, bem como as tecnologias virtual Dolby Atmos Height Virtualization e DTS Virtual: X. Ele vem com o sistema de calibração de áudio Audyssey MultEQ XT e contém uma enorme lista de recursos extras, como HEOS, Airplay 2 e suporte para áudio de alta resolução, entre outros.


Mas tudo isso é suficiente para tornar este lançamento de 2019 digno ou os novos recursos que obtemos no NR1710 não são muito significativos para ter alguma importância. Vamos descobrir.


Analise Marantz NR1710 (receptor AV de 7,2 CH 4K)


desenhar


No que diz respeito ao design geral, a série NR sempre foi única com sua aparência ultrafina, garantindo a capacidade de caber em espaços que a maioria dos outros receptores AV de tamanho normal não seria capaz. A redução não só afeta o local em que você pode colocá-lo, mas também oferece aos modelos NR1710 e NR1510 uma aparência muito mais agradável, pois o receptor AV não é o equipamento mais bonito que você pode ter em seu rack. Não que o NR1710 receba qualquer prêmio de design, mas sua pegada menor definitivamente o torna mais agradável aos olhos do que as caixas pretas volumosas usuais que recebemos com modelos de tamanho normal.


Para o NR1710 de 2019, as coisas não mudaram um pouco em relação ao seu antecessor e, mesmo tendo os dois um ao lado do outro, seria difícil entender qual é o que apenas como o nome na frente revela sua identidade diferente. O receptor mede um incrível 440 mm x 378 mm x 175 mm (17,3 "x 14,9" x 4,1 ") com as antenas na posição vertical, mas você pode diminuir ainda mais a pegada de altura girando as antenas na posição horizontal, o que reduz o tamanho geral altura de apenas 4,1 "(105 mm) sem afetar a intensidade do sinal, pelo menos em nossos testes. A unidade pesa 18,3 libras (8,4 kg), tornando-a mais leve em comparação com outras maiores, mas definitivamente pesada em comparação com o tamanho.



Na frente, as coisas permaneceram completamente iguais por alguns bons anos agora; portanto, se você já viu algum dos modelos anteriores da série NR, sabe exatamente o que esperar. Mas se este é o seu primeiro, o NR1710 não está perdendo nada em comparação com um receptor de tamanho normal, pois parece um que foi encolhido apenas em tamanho. Isso significa que dois botões grandes para seleção de volume e entradas ficam nos dois lados de uma tela central. Sob o botão esquerdo, temos um botão liga / desliga, enquanto sob a tela há uma linha fina com oito botões separados em dois grupos. À esquerda, temos os controles D-Max, Zona 2 e rádio na Internet, enquanto à direita os botões de status e dimmer habituais, seleção do modo de fonte e direto direto.


Mas a unidade não pára por aí, pois também oferece algumas conexões frontais para acesso fácil e rápido, posicionadas exatamente abaixo desses botões de controle. Isso inclui o conector comum para fones de ouvido com o microfone de calibração colocado ao lado dele, enquanto do outro lado uma porta USB (5V, 1A) pode ser usada para conectar armazenamento externo com uma entrada HDMI ao lado para conectar fontes de entrada como um computador ou reprodutor de mídia. O restante das conexões fica na parte traseira da unidade e falaremos sobre eles daqui a pouco.


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Com o fator número um obviamente sendo o tamanho, os engenheiros da Marantz realmente continuam a se destacar por nos fornecer um produto de alta qualidade em um formato pequeno. Obviamente, não vemos o NR1710 sendo anunciado para o tipo de hardware que ele comporta, como vemos em alguns modelos de tamanho normal, mas mesmo assim, o NR1710 vem com um amplificador de potência discreto de alta corrente, enquanto apresenta potência idêntica nos sete canais garante capacidade de unidade de baixa impedância para melhor controle do alto-falante.


Com o design da unidade principal sendo o mesmo de antes, parece que também não há alterações na frente remota. O que acompanha o NR1710 (RC035SR) é o mesmo que vimos no NR1609 anterior, portanto nossa opinião sobre esse assunto é exatamente a mesma. Há muito espaço entre os botões, mas achamos que eles devem ser um pouco maiores para dar um toque mais confortável. Pelo menos o espaço adequado entre eles garante que você não pressione acidentalmente o botão errado no escuro, pois não há função de luz de fundo aqui que possa ajudar. Também com os botões disponíveis, acreditamos que o controle remoto pode encolher um pouco para facilitar o manuseio.


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A parte superior do controle remoto é onde todas as entradas estão localizadas enquanto o volume, os canais e os controles de navegação são colocados no meio, como geralmente vemos seguidos por três botões de reprodução com quatro botões de seleção embaixo deles. Na parte inferior, temos quatro modos de som coloridos para escolher e é tudo. Nada extravagante, mas também não é ruim. Gostaríamos de ver algumas melhorias aqui e ali, mas, em geral, ele fará seu trabalho muito bem.


O NR1710 continua a tradição da série NR, oferecendo excelente qualidade de construção em uma forma menor e aplaudimos Marantz pelo que eles alcançaram aqui. O NR1710 pode ser pequeno nos olhos, mas não falta nada no que diz respeito ao design e hardware usado.


Qualidade de áudio


olhando para suas principais características, as coisas são praticamente as mesmas, com o NR1710 sendo um receptor de 7,2 canais com 50 watts de potência por canal (8 ohm, 20 Hz - 20 kHz, 0,08% THD) adequados para um Dolby Atmos ativado 5.2. 2 configurações de áudio com subwoofers duplos para quem gosta de agitação extra. Naturalmente, encontramos suporte para os formatos de áudio mais comuns, até Dolby Atmos e DTS: X. Também estão incluídas as tecnologias de up-mix Dolby Surround e DTS Neural: X, capazes de remixar formatos mono, estéreo ou multicanal para o número de alto-falantes que sua instalação estiver usando.


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Mas o NR1710 não se limita apenas às tecnologias de up-mixing, pois pela primeira vez nesta versão de 2019, também temos o Dolby Atmos Height Virtualization, capaz de criar efeitos de sobrecarga, mesmo que você não tenha alto-falantes físicos nessas posições. Além disso, temos o DTS Virtual: X, que é a tecnologia virtual equivalente que pode simular efeitos surround e de sobrecarga, mesmo que você não tenha alto-falantes reais. Uma coisa que devemos mencionar é que, embora a tecnologia da Dolby possa trabalhar com sinais Dolby ou DTS, o DTS Virtual: X funciona apenas com sinais DTS, o que limita seu uso para ser honesto.


Para este teste, decidimos fazer nossos testes um pouco diferente do que costumamos fazer. Queríamos experimentar o novo Dolby Atmos Height Virtualizer para testar o mesmo filme duas vezes. Um com alto-falantes Dolby Atmos conectados em uma configuração 5.1.2 com os dois alto-falantes conectados no meio e uma segunda vez com os alto-falantes Atmos desconectados e usando um sistema 5.1 mais simples com o Virtualizador ativado. Dessa forma, determinaríamos quão bom efeito essa tecnologia pode proporcionar em comparação com o real.


O filme que escolhemos é a versão 4K UHD de Battleship e, embora você tenha uma coisa ou duas a dizer sobre o filme real, não pode negar o quão bom é quando se trata de ação pura e atividade envolvente. A versão UHD vem com uma faixa DTS: X incrível e, como dissemos antes, a tecnologia da Dolby, ao contrário do DTS Virtual: X, pode funcionar com sinais Dolby e DTS.


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OK, antes de tudo, o óbvio. Com nosso sistema em uma configuração 5.1.2, o navio de guerra realmente brilhou e o NR1710 mostrou o que um receptor de aparência pequena como esse pode fazer. Quando os destróieres de mísseis guiados atacam a nave alienígena no início do filme, sentimos que o NR1710 não estava perdendo nada no que diz respeito à atividade das camadas circundante e aérea. Cada canal tinha grande clareza com excelente separação enquanto a alternância entre os canais estava no local. Quando a nave alienígena lança os pinos explosivos, você pode ouvi-los viajar pelo seu quarto e mudar a saída do canal de acordo com o que você vê na tela.


Na última cena de batalha em que o USS Missuri e a nave-mãe alienígena se batem, a TV pode ser a que oferece todo o espetáculo visual, mas é o NR1710 que o atrairá para a ação, pois todos os alto-falantes enlouquecem com suas atividades. No geral, um desempenho muito sólido e que esperávamos ter experiência anterior com os antecessores desta série.


Agora, vamos ver como a Virtualização em Altura Dolby Atmos pode ser comparada. Após desconectar os alto-falantes de altura e ativar esse recurso, executamos as mesmas cenas do filme novamente. A sensação que temos é que essa tecnologia funciona muito bem, considerando tudo. Você não obtém o mesmo efeito que teria se tivesse alto-falantes físicos, pois a ação aérea era muito mais sutil em comparação, mas havia alguma atividade elevada e o palco sonoro geral parecia maior.


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Obviamente, testamos apenas um filme e o desempenho variará definitivamente, dependendo do material de origem, mas pelo que ouvimos se os alto-falantes Dolby Atmos não são aplicáveis, a solução da Dolby pode ser uma alternativa adequada. Não dará o mesmo tipo de experiência, mas é melhor que nada, certo?


Uma última coisa a mencionar é que, embora o NR1710 seja capaz de fornecer uma experiência igual à maioria dos receptores de tamanho normal, seus 50 watts de potência podem deixar alguns pedindo mais. Tentamos aumentar o volume para níveis mais altos do que o normal e parecia que o receptor estava ficando sem suco, algo que era esperado. Se você tem uma área relativamente pequena, não terá absolutamente nenhum problema com este, mas para espaços razoavelmente grandes, será necessário procurar um dos modelos de tamanho completo que tenham mais poder para oferecer.


Mas o cinema não é a única força no arsenal do NR1710, pois também é um artista de música muito capaz, mantendo as mesmas características e características de seus antecessores. Como tal, este receptor suporta não apenas os formatos de áudio comuns, como MP3, WMA e AAC, mas também pode reproduzir áudio de alta resolução, como arquivos FLAC, ALAC e WAV, com qualidade de até 192 kHz / 24 bits. O streaming DSD também está disponível para 2.8 e 5.6MHz.


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Como geralmente testamos um pouco as capacidades, selecionamos alguns arquivos FLAC que transmitimos pela porta USB frontal e o tipo de desempenho que ouvimos foi semelhante ao que experimentamos nos modelos anteriores da linha NR. O que este receptor está faltando na saída de potência pura compõe-se de boa resolução de áudio, graves muito fortes, excelente distinção entre os diferentes instrumentos musicais no espaço ao redor, bem como separação e deslocamento de canais muito precisos. A faixa intermediária era sólida, enquanto as altas frequências tinham grande clareza e resolução.


Em geral, o NR1710 oferece uma experiência incrível se você não tiver muita energia e manter o volume em níveis normais normalmente fará com que o receptor tenha o melhor desempenho. Levá-lo a níveis extremos certamente perderá um pouco desse equilíbrio excelente, mas não acreditamos que você compraria um receptor assim se tivesse necessidade de muita energia.


Portas e conectividade


Quando você olha o modelo NR1710 pela primeira vez e não tem experiência anterior com a série NR em geral, dá a sensação de que as conexões serão escassas, considerando o tamanho com o qual os projetistas tiveram que trabalhar. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade, pois o NR1710 realmente não perde quase nada dos irmãos maiores. Obviamente, o número de conexões disponíveis é menor, considerando o espaço disponível, mas Marantz realmente tentou nos fornecer um pouco de tudo, mesmo em números menores. Já mencionamos as portas que obtemos na frente com uma tomada para fones de ouvido, a porta do microfone, uma entrada USB e HDMI disponíveis, então vamos ver o que há na parte traseira.


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Os primeiros e mais óbvios são os terminais dos alto-falantes, pois há sete deles com os dois últimos atribuíveis e podem ser usados ​​para conectar um par extra de alto-falantes surround ou alto-falantes compatíveis com Dolby Atmos. Acima disso, temos 7 entradas HDMI impressionantes e, se você contar a frontal, também temos oito entradas HDMI no total, o que é o melhor possível.


Infelizmente, temos apenas uma saída HDMI, mas não podemos reclamar disso. E aqui temos outras atualizações deste ano, pois todas as portas HDMI são HDCP 2.3, o que significa a passagem normal de taxa total de 4K / 60Hz, resolução de cores 4: 4: 4, Dolby Vision, HDR, HLG, BT.2020, 3D passagem de sinal e suporte para renomeação automática de HDMI, mas também para 2019, recebemos o eARC na saída HDMI, bem como o ALLM (Modo de baixa latência automática), que pode ajudar caso você tenha o Xbox One mais recente.


Tudo o resto parece praticamente o mesmo do ano passado com duas entradas de vídeo componente e uma saída, três entradas de vídeo composto e uma saída, uma entrada de controle remoto e uma saída, pré-saídas de 2,2 canais, três entradas de áudio analógicas e outra dedicada para phono, uma entrada digital coaxial e uma óptica, uma porta Ethernet para conexão com fio à Internet, um gatilho de 12V e as portas de antena FM / AM usuais. Há uma pequena adição em comparação com a NR1609, pois este ano também recebemos uma entrada de pisca-pisca de infravermelho.


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Quanto à conectividade sem fio, o NR1710 suporta WiFi de banda dupla (IEEE 802.11a / b / g / n), bem como Bluetooth, e aqui temos outra pequena atualização em comparação com o ano passado. Enquanto o NR1609 usava Bluetooth 3.0 + EDR (Enhanced Data Rate), o NR1710 deste ano vem com a versão 4.1 mais recente, que garante melhor estabilidade e conexão do sinal.


A principal atualização deste ano é obviamente as portas HDMI habilitadas para HDCP 2.3 com eARC e ALLM adicionais. Mas também recebemos uma entrada de pisca-pisca de infravermelho que estava na NR1608, mas estava misteriosamente ausente na NR1609 do ano passado. Além disso, o Bluetooth atualizado certamente ajudará um pouco aqueles que tiveram problemas com a versão 3.0 mais antiga. Com essas adições, por menores ou maiores que você pense que estejam de acordo com as suas expectativas, o NR1710 é o modelo completo com mais recursos até agora em termos de conectividade e isso não pode deixar de nos tornar mais felizes e satisfeitos.


SO, aplicativos e recursos


A calibração do NR1710 pode se tornar muito fácil para aqueles que não têm experiência anterior, pois o receptor é equipado com o sistema de calibração Audyssey MultEQ XT. Ao conectar o microfone de calibração incluído e usar o assistente interno que o guia passo a passo, você pode obter um bom resultado acústico sem a necessidade de fazer alterações manualmente. Obviamente, para obter os melhores resultados, a calibração manual é a melhor, mas, por nossa experiência, o sistema Audyssey é um excelente assistente para usuários novatos e inexperientes.


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Junto com o sistema Audyssey, há mais alguns recursos incluídos no pacote, sendo o Dynamic EQ um deles que mantém os níveis dinâmicos e a clareza, mesmo em baixo volume. O segundo recurso incluído é o Volume dinâmico, que equilibra picos repentinos de volume quando há mudanças entre programas de TV e comerciais.


E enquanto o sistema interno inclui todas as configurações básicas, você pode obter o Audyssey MultEQ Editor App que pode ser baixado para dispositivos iOS e Android e fazer as calibrações necessárias a partir daí. O aplicativo tem mais configurações e recursos e você pode fazer uma calibração mais profunda do seu sistema que, de outra forma, seria impossível. O único ponto negativo disso é o preço, pois o aplicativo tem uma taxa única que você precisa pagar para fazer o download.


Mas a Marantz tem outro aplicativo disponível e este é gratuito, chamado de aplicativo remoto "Marantz 2016 AVR" e, com isso, você pode ter controle total do NR1710 a partir do seu dispositivo móvel. Tivemos a oportunidade de verificar este aplicativo antes e achamos muito bom; portanto, como é gratuito, você pode experimentar e ver se gosta.


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Quando se trata de sua interface visual, pouco mudou no NR1710, pois apresenta exatamente os mesmos menus que vimos nos anos anteriores. Ter principalmente as mesmas capacidades e funções significava que não havia necessidade de nenhuma revisão importante. Todas as configurações são separadas em categorias apropriadas e foi fácil encontrar tudo, mesmo com tantas configurações e recursos disponíveis. Dissemos antes que em algum momento gostaríamos de ver uma revisão visual dos menus que Marantz está usando, mas, por enquanto, teremos que nos contentar com eles.


Como em todos os receptores Marantz, o NR1710 vem com um modo ECO que você pode ativar e permitir que o receptor gerencie sua saída de energia para obter economia de energia. Mas se você deseja que a unidade funcione sempre no pico de potência, é melhor deixar essa configuração desativada.


A transmissão com o NR1710 pode ser feita localmente se você tiver um servidor de rede como um NAS conectado ou através da Internet a partir de um dos serviços de transmissão disponíveis. A lista inclui Internet Radio, Spotify, Napster, Pandora, SiriusXM, Tidal e Deezer e, como você pode ver, os serviços mais conhecidos estão presentes. Com o receptor suportando conexões com fio e sem fio (2.4GHz e 5GHz), você pode escolher o que é melhor para a sua situação. Mas os recursos de streaming não param por aí. Como no Airplay, você pode transmitir músicas de dispositivos Apple através do uso de Bluetooth.


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Agora vamos ver como o receptor se sai quando se trata de recursos de várias salas. Primeiro, obtemos a tecnologia de áudio de várias salas HEOS que você pode usar para conectar o NR1710 a outros alto-falantes compatíveis com HEOS que você possa ter em casa. Da mesma forma, você pode usar o Airplay 2 que faz exatamente o mesmo trabalho com os alto-falantes habilitados para Airplay 2. E enquanto o streaming definitivamente se tornou normal hoje em dia, quando se trata de ambientes com várias salas, o NR1710 também suporta a Zona 2 para conectar um par de alto-falantes a uma segunda sala ou área.


Parece que a partir de agora o suporte para todos os principais serviços de controle de voz deve ser considerado um dado, já que o NR1710 pode usar qualquer um dos Amazon Alexa, Google Assistant, Apple Siri ou Josh.ai disponíveis. Dessa forma, ninguém fica insatisfeito e não importa qual você prefere mais esta unidade o cobre. Obviamente, você precisará de um dispositivo externo apropriado para usar qualquer um desses serviços. Portanto, se você não tiver um, isso aumentará o custo total.


Outro recurso interessante que foi suportado principalmente por modelos de camada superior é a integração personalizada e o receptor oferece suporte para o IHIJI Invision e o Domotz Pro. E embora isso possa ser um recurso avançado, tudo o que podemos dizer é que quanto mais, melhor. Fechando mais alguns recursos que vale a pena mencionar estão o HDMI-CEC, o aumento de HDMI para HDMI para a resolução 4K, bem como os recursos de dois amplificadores.


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Como você pode entender acima, o NR1710 não está perdendo nada importante nos receptores de topo de linha. O que falta ao receptor em componentes de áudio de alta qualidade semelhantes certamente não está faltando nos recursos. De fato, os únicos recursos que podemos encontrar ausentes são analógicos para o upscaling HDMI, bem como os recursos IMAX Enhanced e, para ser completamente honesto, ambos não são tão grandes para serem considerados ausentes. Pelo menos, vemos algum conteúdo real aprimorado do IMAX para determinar se vale a pena ou não.


Pensamentos finais


Marantz continua por mais um ano para nos oferecer algo diferente com sua série NR de receptores AV. Embora o novo NR1710 não tenha sido uma grande atualização, e como poderia ser um lançamento anual, ele consegue agregar um valor incrível em uma forma tão pequena que certamente encontrará seu público entre as pessoas que precisam de algo menor que o normal para se encaixar em seu espaço limitado. E aqui Marantz jogou de maneira inteligente, pois temos certeza de que eles achavam que quem compraria um receptor tão pequeno o usaria em uma área pequena que a necessidade de pico de potência não seria tão alta. Como tal, o pequeno fator permitiu que eles tornassem o NR1710 menos capaz de energia, mas sem sacrificar nenhum dos outros recursos incluídos no restante dos modelos de tamanho normal.


No final, Marantz criou um receptor com metade do tamanho, suporte para Dolby Atmos e DTS: X, juntamente com Dolby Surround, DTS Neural: X, Dolby Atmos Height Virtualization e DTS Virtual: X up-mixing e tecnologias virtuais. com o sistema de calibração de áudio Audyssey, suporta a tecnologia de várias salas HEOS e Airplay 2, inclui todas as principais plataformas de controle de voz e inclui uma ampla lista de recursos e funções para satisfazer quase todos. Por fim, existem muitas opções de conectividade disponíveis neste pequeno receptor, o que torna o NR1710 ainda mais impressionante.


Há algo de ruim a ser dito sobre esse modelo? Bem, não muito, mas se tivéssemos que encontrar algo, diríamos que 50 watts por canal podem ser um pouco abaixo do esperado, mas entendemos a lógica por trás disso. Também preferimos que eles sacrificassem uma entrada HDMI para obter uma segunda saída HDMI, pois muitos usuários acham isso muito útil. Por fim, gostaríamos de ver uma função de luz de fundo no controle remoto, pois ajuda muito em ambientes escuros.


Para este ano, o NR1710 adiciona o HDCP 2.3 com eARC e ALLM (modo automático de baixa latência), virtualização em altura Dolby Atmos para aqueles que não podem ter alto-falantes Dolby Atmos e funcionalidade Bluetooth atualizada com a versão 4.1. Existem mais alguns recursos, mas parece que no ano passado NR1609 agora também os apoiamos, portanto apenas mencionamos aqueles que parecem ser exclusivos do NR1710. São suficientes para garantir uma atualização? Vamos deixar isso para você julgar, mas como um todo Marantz NR1710 é um incrível receptor AV que parece pequeno, mas definitivamente oferece grande.


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